O saco estanque, ou saco impermeável, ou ainda saco estanque impermeável, é muito útil em diversos tipos de aventuras e atividades ao ar livre, pra manter roupas e equipamentos a salvo de chuvas ou do próprio suor. Mas eu não achava nada barato, e por isso sempre guardava minhas coisas dentro de sacos plásticos de mercado comuns, que colocava depois dentro da mochila ou no baú da moto. Assim, não havia risco de molhar o que havia no interior, fossem roupas ou equipamentos eletrônicos.
Mas o problema é que os sacos de mercado estragam rápido, e se for uma viagem longa, esqueça, tem que levar um monte de reserva. Daí resolvi fabricar eu mesmo os sacos impermeáveis e resistentes para usar em viagens. Se apenas um saco estanque de pequeno volume custa em média 40 reais dos mais baratos, gastando menos da metade desse valor eu fiz oito, e sobrou material para mais. Então, faça você mesmo um saco impermeável para viagens!
O acabamento é de acordo com sua paciência e técnica. Como tenho quase nada dessas duas virtudes, me preocupei apenas com que fosse de fato impermeável. Também não achei para comprar na hora os engates plásticos, tipo os utilizados em mochilas, então improvisei com fitas de velcro. O resultado ficou bom, e cumpre o desejado, que é proteger o que está no interior da embalagem. Afinal vai ser levado dentro de mochilas e nem precisa ser bonito mesmo. Só eficiente.
Material para fazer o Saco Estanque Impermeável
O “plástico” para fazer os sacos impermeáveis comprei no Saara, mercado popular aqui no Rio de Janeiro. Queria ter comprado nylon, mas os poucos que achei em loja física no dia eram bem pesados, e eu queria um material leve. Afinal, o uso dessa vez nem era para levar na moto, mas sim dentro de mochila cargueira em trilhas de longa duração, então cada grama de peso economizada é lucro.
Comprei três metros de um plástico resistente e maleável, que parece do tipo que fazem cortinas de box para chuveiros, do tipo mais leve, e transparente para identificar rapidamente o conteúdo durante a viagem. E é muito resistente. Custou uns 12 reais. Para colar, eu já tinha comprado um tubo de cola vinil (adesivo para PVC flexível) que utilizei para fazer uma bolsa de lona plástica há um tempo atrás. O produto rende muito, já que se usa uma camada fina para soldar os plásticos, e depois que seca, não solta mais. É o mesmo tipo utilizado para remendar colchões infláveis, por exemplo.
Para fazer o Saco Estanque Impermeável
Para fazer um saco estanque impermeável, você pode se basear nos produtos já existentes no mercado para melhorar os detalhes, como o formato e tipo de dobras, e é o que eu vou fazer nas próximas vezes, com calma. Existem modelos bastante robustos, apesar de caros, como esse aqui do link. Só que esses eu fiz com um pouco de pressa, em cima da hora de uma viagem com longas trilhas a pé, aonde ficaria exposto a chuva, então fiz no formato mais fácil e rápido possível. E funcionou bem.
Como eu já tinha definido os objetos que queria proteger, os utilizei para tirar medidas e formatos personalizados. Eram três isolantes térmicos de espuma, e três sacos de dormir.
Primeiro recortei nas dimensões que cobririam o objeto quase exatamente, com pouca folga, fechando com cola nas arestas ao longo.
O plástico que utilizei se enrugava rapidamente com o contato da cola, como se estivesse derretendo, e o tempo de secagem da cola também é rápido. Então o negócio é ajustar a área de contato e não ficar tentando corrigir. No início parecia que não daria certo, mas conforme a cola PVC secava, eu via que estava funcionando bem. Foi fechado na lateral e na base, ganhando um formato achatado mesmo.
Para a borda aberta, por onde se coloca o conteúdo, improvisei com silver tape, colando e criando uma haste mais “rígida”. Essa parte que vai servir para enrolar a boca do saco e vedá-lo.
Com dois pedaços de fita adesiva tipo silver tape, colei a borda nas duas faces, fechando por completo o círculo da boca, fazendo assim uma superfície circular mais sustentável para manobrar e fazer as dobras.
Para testar se as medidas estavam adequadas, coloquei o saco de dormir no interior, e ficou perfeito, fácil de guardar, mas sem sobrar muito plástico. Compacto e personalizado.
Agora era necessário poder fechar a entrada. O ideal seria colocar uma fita de nylon no lugar da silver tape, e engates plásticos nas pontas. Mas como eu não tinha esse material na hora, improvisei com mais um pedaço de silver tape e um pedaço de fita velcro que eu já tinha de outros projetos.
Na hora de colar os pedaços da fita velcro, fixar um pedaço voltado para face oposta ao outro, de forma que, depois de dobrado, se juntem do lado correto.
A ideia é que, após enrolar a boca do saco impermeável a partir da borda até próximo ao objeto guardado, haja essa sobra lateral, de forma que os pedaços de velcro se unam, impedindo que desenrole depois.
Para finalizar, como colei no formato inicial fazendo um “saco achatado”, uni as pontas inferiores ajustando ao formado do objeto que pretendia proteger, no caso, um saco de dormir.
Pronto. Está acabado o saco estanque impermeável, e o objeto agora vai estar protegido contra chuvas ou qualquer líquido que possa derramar dentro da mochila cargueira ou baú da moto.
Todos os itens que receberiam a proteção impermeável tinham formato cilíndrico no caso, então virou produção em série. O primeiro demorei quase meia hora pra concluir. Os demais, em dez minutos estavam prontos.
A base do projeto é essa. Muita coisa dá pra melhorar ainda, principalmente um acabamento com mais qualidade visual, mas os sacos impermeáveis foram testados por várias vezes em campo e cumpriram a função.
Testando seu Saco Estanque
Uma coisa a fazer, depois de pronto, é encher o saco estanque com água, para ver se há vazamento. Se não vazar água, então, obviamente, não vai entrar, o que garante que as coisas estarão a salvo das chuvas. Porque é bem ruim não ter roupas secas ao final de um dia de aventura, ou chegar no acampamento com isolante térmico e saco de dormir encharcados. É perrengue na certa, ainda mais em lugares frios.
Fica a dica do faça você mesmo, e quem tiver ideias para melhorar o projeto, comente aí. Boas aventuras!