Eu tenho uma Yamaha XT600 ano 1998, que decidi vender, visando comprar uma máquina mais nova e confiável para pequenas viagens. Como estava desatualizado sobre o mercado, passei a procurar informações em fóruns da internet.
Tinha predileção por uma moto mais leve para uso no dia a dia, já que não uso carro, só ando de moto e ônibus. O sistema de transporte público no Rio é caótico, ineficiente, perigoso e humilhante, então precisava de uma moto que não me deixasse a pé com frequência.
Inicialmente pesquisei sobre a Honda XRE 300, mas logo tive que descartar a moto pois os próprios donos relatam muitos problemas de difícil ou impossível correção. O custo benefício me pareceu bem desvantajoso, e como disse, não quero ficar a pé.
Fui atraído então para mais uma moto da Yamaha, uma Ténéré 250. Gostei do visual, e por ter um bom porte, já que sou alto. Nos fóruns detectei os problemas crônicos, mas que são remediáveis. Escolhi, fui lá, comprei. Fiquei satisfeito, e estou até hoje, com 5.000km rodados em três meses de uso diário, urbano e nas estradas.

É uma moto cara pelo que oferece, mas infelizmente é a realidade do país, as montadoras tabelam preços bem elevados, alta carga tributária, etc. Não tem jeito.
Com essa motocicleta é que pretendo realizar alguns planos, e pelo que já fiz parece que vai dar certo. Pretendo narrar aqui, na medida do possível e no intervalo dos meus empregos, os passeios e viagens realizados, e vou tentar detalhar o que puder, de forma que sirva para consultas futuras de amigos aventureiros.
Um prazer começar mais um projeto virtual, relacionado ao mundo real.
Hey ho, let's go!